Ouça agora na Rádio

N Notícia

Adeus, lingotes: ouro digital pode revolucionar mercado de metais preciosos

FOTO: CC0 / Pixabay

Adeus, lingotes: ouro digital pode revolucionar mercado de metais preciosos

Segundo o CEO da empresa gestora Sprott, Peter Grosskopf, graças às novas tecnologias o mercado de ouro global está à beira de uma nova revolução digital.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

Grosskopf explicou ao portal Kitco News que a chave dessa revolução é a tecnologia blockchain (cadeia de blocos), na qual se baseia o bitcoin e outras criptomoedas. De acordo o analista, o ouro está reconquistando sua relevância para os investidores modernos, interessados em operar em um mercado digital: todas as transações com ouro são registradas lá através da tecnologia blockchain mencionada anteriormente.

"Ir a um banco ou a um corretor comprar ouro não é uma boa opção. Devido às taxas, é uma transação perdida", revelou Grosskopf, insistindo que o mercado digital é o seguinte passo lógico na evolução comercial do metal precioso, que não sofreu nenhuma mudança significativa desde que os primeiros ativos foram lançados em bolsa de valores respaldados por ouro metálico.

Defesa contra instabilidade

"O mercado do ouro está pronto para um investidor completamente novo: temos apenas de levar o mercado físico a um mundo digital", afirmou Grosskopt.

Para ele, o metal poderá ganhar popularidade até o fim de 2018, à medida que os investidores compreendam a crescente instabilidade da economia dos EUA. Em geral, uma maior sensação de risco financeiro e a percepção de certa volatilidade nos títulos listados levam os investidores a buscarem ativos mais sólidos ou "defensivos".

"É preciso apenas que uma pequena percentagem dos investidores coloque seu dinheiro sobre a mesa e os invista em ouro para desencadear um grande movimento", declarou Grosskopt, expressando sua confiança de que "as pessoas começam a entender que o ouro é um ativo resiliente".

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia