Ouça agora na Rádio

N Notícia

Esta é a última semana para vacinação contra a poliomelite e sarampo

FOTO: Agência da Saúde

Esta é a última semana para vacinação contra a poliomelite e sarampo

Esta semana é a última oportunidade dos pais e responsáveis levarem as crianças de 1 ano a menores de 5 para se vacinarem contra a pólio e sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação contra as duas doenças termina nesta sexta-feira, 31.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, até a última sexta-feira, 87% das crianças do município se vacinaram, cerca de 513 crianças. A meta é vacinar pelo menos 95% das 586 de crianças independente da situação vacinal delas e criar uma barreira sanitária de proteção da população moreira-salense.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

É importante ressaltar que no Art. 14, § 1º, e 249 do ECA, a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias é obrigatória, sujeitando os pais ou responsáveis a multa e até perda da guarda dos filhos, além da responsabilidade por negligência, caso a criança venha a ser vitimada pela doença para a qual não foi imunizada.

FONTE: Município de Moreira Sales
Link Notícia