Uma denúncia anônima de que um indivíduo estaria entregando uma espingarda para outro indivíduo na frente de um bar no distrito de Arapuã levou a Polícia Militar de Janiópolis até o endereço, onde a equipe policial encontrou um veículo Celta estacionado em frente ao bar. Dentro do estabelecimento, estavam o proprietário do bar e outro indivíduo.
Foi realizada uma busca pessoal no indivíduo, que não portava nada ilícito, mas tinha as chaves do veículo Celta no bolso. Foi feita uma busca no carro e uma espingarda foi encontrada no banco traseiro. O indivíduo se recusou a informar se era o dono da arma.
Em seguida, foi dada voz de prisão ao indivíduo por posse ilegal de arma de fogo, ele foi levado ao hospital municipal de Janiópolis para exame de lesões corporais e depois à Delegacia de Polícia Civil de Campo Mourão. O veículo Celta foi apreendido.
Durante a prisão, um homem chegou em um veículo Honda Civic segurando uma lata de cerveja e questionou a ação policial, aparentando estar embriagado. Ele foi submetido ao teste de bafômetro e o homem foi detido por embriaguez ao volante, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Foram encontradas pendências documentais no veículo, incluindo licenciamento pendente ou bloqueado. O motorista foi levado ao hospital municipal de Janiópolis para exame de lesões corporais e também foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Campo Mourão. O veículo foi apreendido e levado para o pátio da Polícia Militar de Janiópolis.