O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, vem à Umuarama nesta quinta-feira (18), para vistoriar a obra na cratera que se abriu na PR-323, no trevo próximo à loja Havan. A visita, que será acompanhada do prefeito Celso Pozzobom, acontece às 16h.
A Prefeitura de Umuarama prossegue oferecendo apoio ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) na situação da cratera que já tem quase 50 metros.
O trânsito de veículos chegou a ser interrompido na quarta-feira (17) e um desvio, passando pelos bairros Jardim Arco-Íris, Pimentel e Parque Industrial, foi providenciado pelo comando da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana). “Disponibilizamos efetivo para orientar os motoristas, principalmente no período noturno e mesmo durante a madrugada”, informa o secretário da Sestram, Valdecir Capelli.
Desde a manhã desta quinta-feira (18) o tráfego voltou a ser pela própria 323 e está funcionando no sistema ‘Pare e Siga’ – onde o trânsito é realizado em meia-pista e em 15 minutos o fluxo de veículos é invertido, em um trabalho feito por um operário. “Como a obra é de responsabilidade do DER, a administração municipal está oferecendo apoio conforme solicitações dos representantes do órgão executivo do Estado. Por exemplo, nesta operação Pare e Siga não estamos atuando”, relatou Capelli.
Como há a previsão de mais dias chuvosos, em vários serviços de meteorologia, o secretário da Sestram informa que manterá o desvio sinalizado e efetivo preparado de forma preventiva. “As obras de recuperação dos grandes estragos existentes no local, de responsabilidade do DER, não estão sendo executadas com a velocidade necessária, já que o tempo continua instável. Desta forma, por indicação do prefeito Celso Pozzobom, decidimos manter o desvio preparado para quaisquer emergências”, pontuou.
Capelli pede ainda que os motoristas tenham atenção redobrada ao passar por aquele trecho, pois há muitos riscos de acidentes. “Quem tiver como escolher uma rota alternativa, seria interessante. Já os trabalhadores e moradores que não têm como evitar de passar por ali, que prestem muita atenção à sinalização viária, fazendo o trecho em baixa velocidade e dirigindo de forma preventiva. Tudo isso ajudará a evitar acidentes”, recomenda, acrescentando que para mais detalhes sobre a operação os cidadãos devem recorrer ao DER, pelo telefone (44) 3676-8400.